Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!
Resolução mínima: 1024 X 768

terça-feira, 11 de maio de 2010

Molho 4 queijos


Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 copo de leite (200 ml)
  • 1 colher de sopa de maizena
  • pimenta do reino a gosto
  • 100 gr de queijo tipo catupiry
  • 50 gr de queijo tipo gorgonzola
  • 50 gr de queijo tipo roquefort
  • 100 gr de queijo tipo parmesão - ralado
  • 1/2 lata de creme de leite (pode ser com o soro)
  • sal
Modo de preparo:
Dissolver a maizena no leite comum e mexer bem com uma colher.
Levar ao fogo uma panela com a manteiga , esperar derreter e acrescentar o leite com a maizena e ir mexendo até formar um creme (consistência de mingau). Fogo médio.
Em seguida, abaixar o fogo e acrescentar o gorgonzola e ir mexendo para dissolver. Depois, colocar o roquefort  e continuar mexendo para dissolvê-lo. Logo após incluir o catupiry e por último o queijo parmesão.
Depois que o molho estiver homogêneo (todos os queijos derretidos), desligue o fogo e coloque a meia lata de creme de leite. Mexa bem.
Corrija o sal se necessário e coloque pimenta do reino se quiser.
Servir quente.


Dicas:
Se achar que o molho ficou muito consistente, acrescente mais leite comum ao final do preparo.

Bom Apetite! 
Juliana



...Enviar para o Twitter...

7 comentários:

  1. Ola Ju.. Será que pode -se usar apenas 1 unico tipo de queijo/ Obrigada.. Se possível, vc poderia publicar a receita de charuto de repolho

    ResponderExcluir
  2. Olá Ane,
    Pode usar sim, porém aumente a quantidade dele para que o molho fique na mesma consistência. O sabor vai ficar um pouco diferente. Outra opção e você mudar os tipos de queijos (a mussarela é uma opção). Só tome cuidado com o gorgonzola e o roquefort porque eles têm um sabor muito forte!
    Quanto ao charuto, vou procurar a receita e publico sim!
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Que delicia deve ter ficado. Valeu mesmo pela receita. Com certeza irei fazer essa semana

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria de saber se eu posso mudar os queijos gorgonzola e roquefort por outro tipo de queijo, e qual seriam eles ? bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana!
    Como a receita leva queijo, gostaria de saber como se deve conservar o parmesão depois de usado no ralador. Tenho um ralador como o seu e fico na dúvida de como conservar o queijo (e o ralador) depois do uso, já que o melhor é ralar o queijo na hora de servir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Valéria,
    Na verdade o correto é depois de usá-lo embalar em papel filme para não ressecar e guardar em geladeira. O ralador deve ser lavado e deixado para secar bem ao ar livre!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  7. Ola Juliana!
    Sou um chef e estou aqui para te dar algumas dicas, quando voce tiver adicionando o queijo, não deixe o molho ferver(o molho corre um risco alto de "quebrar" e ai fica com aquela famosa aparencia gordurosa!), segundo coloque os queijos do mais duro para o mais "mole" por que os mais duros levam mais tempo para derreter...=D Em restaurantes Italianos e na Italia o molho é adicionado em uma panela com o macarrão para ter uma camada consistente de molho em todo o macarrão.
    Agora para quardar o parmesão eu recomendaria guardar na geladeira em um recipiente sem humidade(pois a humidade é o maior inimigo do parmesão), ja os azuis (gorgonzola e roquefort) voce quer um recipiente que permite-os respirar por causa das bacterias(boas) que vivem neles... Espero ter te ajudado e que não leve isto como um insulto

    Chef Eric

    ps. que tal experimentar um molho mornay na proxima vez(eu acho que este molho que tentou fazer é uma versão bem simplificada de um), não é dificil de fazer e o resultado fica digno a estrela de michelin... se quizer eu te passo a minha receita...

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...