Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!
Resolução mínima: 1024 X 768

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Receitas de Trufas de Côco



Dia desses resolvi fazer umas trufas para servir em uma reuniãozinha que fiz em casa.
Existem inúmeras versões de trufas e ao procurar por algumas receitas, simpatizei com a  de côco banhada em chocolate meio amargo. Apesar de ser fã de chocolate, acho que trufa de chocolate banhada em chocolate é enjoativo demais, pelo menos para o meu gosto.
Se quiserem vocês podem banhá-las em chocolate ao leite para ficar mais doce ainda. Segue, então, a receita:

Ingredientes:
  • 500 g de chocolate branco em barra
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 100 gramas de côco seco ralado (compre o de saquinho)
  • 500 gramas de chocolate meio amargo (para a cobertura)
  • 1 colher de sopa de essência de côco

 Modo de Preparo:
Derreta o chocolate branco em banho-maria. Para isso, coloque o chocolate, cortado grosseiramente, em uma vasilha de vidro ou inox. Coloque água em uma panela o suficiente para não tocar o fundo da sua vasilha, a qual irá se encaixar na panela, fazendo com que o chocolate derreta com o vapor. Leve a panela com água ao fogo e quando começar a ferver, apoie a vasilha com chocolate sobre a panela e vá mexendo até derreter tudo. Retire do fogo.
Em seguida, acrescente a caixinha de creme de leite, o côco ralado e a essência de côco. Mexa bem até que tudo esteja bem incorporado. Leve à geladeira por pelo menos umas 4 horas.
Após, retire da geladeira e faça bolinhas (usando as mãos) do tamanho que quiser. Como medida use uma colher de sobremesa.
Derreta o chocolate meio amargo pelo mesmo processo que usamos para derreter o chocolate branco (banho-maria) ou, se preferir, use o microondas. Espere esfriar um pouco.
Banhe as bolinhas no chocolate, escorre bem com a ajuda de um garfo e deixe que sequem sobre uma superfície com papel alumínio.

Bom Apetite!
Juliana
Rendimento: dependendo do tamanho em torno de 30 a 40 trufas
Tempo de Preparo: 30 minutos + tempo de geladeira
Grau de Dificuldade: Médio

...Enviar para o Twitter...

24 comentários:

  1. Que deliiiicia Ju....com certeza vou testar tbm...um grande beijo
    Ta

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do seu blog! As receitas que mais gostos são as de doces.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha e fácil de fazer essa trufa, Juliana!! Seu blog e generosidade em dividir conosco receitas pra lá de deliciosas, vale muitoooooooo!!!Obrigada!!Grazie tante!!!

    ResponderExcluir
  4. Juliana gostaria que fizesse macarrão ao forno e aquele canelone invertido.Coloca mais receitas com vídeo.

    ResponderExcluir
  5. Amei!!! Vou testar com certeza...

    Graciela

    ResponderExcluir
  6. Ai q delícia, vou fazer no próximo fim de semana...

    ResponderExcluir
  7. Ola Juliana!

    Tenho uma otima dica sobre o chocolate de banhar é uma tecnica chamada temperar o chocolate, sabe quando o chocolate derrete em um dia quente ou na sua mao? Entao, da para aumentar a temperatura em que o chocolate derrete e é isso que os chocolatiers famosos fazem, como Godiva, Lindt, leonidas, etc.
    Primeiro voce vai derreter o chocolate no banho maria (uns 45 graus, cuidado para nao passar de 50)
    Depois voce vai esfriar o chocolate em um banho de gelo(como banho maria, so que com agua e gelo) ate uns 26-27 graus(nao precisa de termometro, o chocolate deve estar com a mesma consistencia que nutella) !!!muito cuidado nesta parte, pois se esfriara demais vai ter que repetir o primeiro passo de novo!!! ( o meu truque é colocar o chocolate na banheira de gelo por uns 3 segundos de cada vez).
    E o ultimo passo é reaquecer o chocolate ate 31 graus vai colocando o chocolate no banho maria 2-3 segundos por cada vez e o teu chocolate esta temperado!!! Para saber se o seu chocolate esta com 31 graus tem 2 maneiras que usamos nas cozinhas profissionais:

    1. é com uma colher de silicone nós tocamos um pouco do chocolate bem embaixo do labio(metade na parte inferior do labio e a outra metado logo em baixo), o chocolate vai estar só um pouco morno, depois pegue um pedaco de papel e coloque uma camada de chocolate, ele deve endurecer dentro de 5 segundos

    2. A outra maneira é usando a parte de traz do nosso dedinho,toque no chocolate, ele deve estar morno. Repita o metodo do papel para ter certeza.

    Tome cuidado para nao colocar o pote de chocolate em nenhuma superfice fria por que senao ele endurece nem coloque no forno para aquecer pois corre o risco de estragar o temperamento. depois do uso voce pode guardar o resto do chocolate para depois, so que tem que repetir o processo de temperamento de novo...

    Chef Eric
    Desculpa pelo meu pessimo portugues, sou nascido no Brasil, mas nunca morei ai, espero que consiga me entender...tambem da para fazer varias coisas legais com chocolate temperado (como rosas de chocolate, "cigarros", esculturas, etc... Sabe aquelas fontes de chocolate que tem em lojas de chocolate, elas foram desenhadas para manter o chocolate temperado( na temperatura certa e em movimento)...

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju aqui é a Gisele moro aqui em milao,na italia a mais de 1 ano e gostaria de agradecer pelas suas receitas pois elas tem me ajudado muito!!! pois estou gravida e sempre que estou com vontade de alguma coisa atraves de seus videos faço as receitas e da super certo!!! a ultima que fiz foi a trufa de coco e ficaram muito gostosa!!!! adoro seus videos pelo youtube e se for possivel gostaria de uma receita de Churros Muito obrigada de coraçao pelos videos bjs ciao!!!:-))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,
      Obrigada pela sua mensagem! Já procurei algumas receitas de churros, mas as que testei não ficaram boas. Assim que achar uma que dê certo, posto com certeza!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
    2. Oi Ju Obrigada pela receita dos churros !!!!!!!!!!!!!
      hoje vou fazer o macarrao com frango e ricota acho um maximo seu Blog

      bjs Gisele e Giulia

      Excluir
  9. ju, vc e 10 nao ligue para as Críticas afinal vc so esta tentando ajudar pessoas conzinhar, cada um faz Como achar melhor, ok ha Estou esperando a tapioca lembra? nao de ouvidos as criticassss beijoo

    ResponderExcluir
  10. Olá Dayane,
    Obrigada pela mensagem e suporte!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  11. Pessoal queria muito saber como faz o recheio da trufa de maracujá se alguem souber me fale ou passa o link do video ou sei la me ajudem

    ResponderExcluir
  12. Olá, você pode usar cobertura de chocolate? Ou você usa a barra mesmo?

    ResponderExcluir
  13. olá amei a trufa de coco parabéns até fiz aqui em casa ficou uma delicia bjssss

    ResponderExcluir
  14. Ola gostaria de saber se eu posso usar leite condesando na massa da trufa como se fosse um beijinho? aguardo resposta

    ResponderExcluir
  15. Olá Jessika,
    O problema de acrescentar o leite condensado é que não sei te dizer o quanto isso alterará a consistência da trufa, dificultando seu endurecimento posterior.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  16. Oi ju
    Eu já fiz algumas receitas suas e agora vou fazer essa
    Muito obrigado por estar sempre postando
    Logo irei te mandar uma receita que costumam fazer aqui na minha cidade

    ResponderExcluir
  17. oi Ju o recheio pode ser da minha escolha? E isso vai deixar mais mole?
    bjos amo seu blog *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mudar o recheio sim! Abs. Juliana

      Excluir
  18. quria saber se da para fazer sem a exencia de coco bjjj

    ResponderExcluir
  19. Ju, pode fazer sem essência de côco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Desculpe pela demora em responder! Você não precisa usar a essência caso não queira. Ela apenas vai dar uma sabor mais forte de côco nas trufas!
      Abs.
      Juliana

      Excluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...