Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!
Resolução mínima: 1024 X 768

quinta-feira, 29 de março de 2012

Receita de Bombom de Chocolate Recheado

Com a Páscoa chegando, resolvi me aventurar com o chocolate e aprender a fazer bombom. Sempre tive medo da "temperagem" do chocolate, mas depois de ler um pouco sobre o assunto, vi que não era nenhum bicho de sete cabeças. O legal é que essa técnica pode ser usada tanto para bombom quanto para ovos de páscoa, sejam eles recheados ou não.

Ingredientes:
  • 1 kg de chocolate meio amargo (use um de boa marca, porque faz a diferença)
  • 200 gramas de damasco
  • 1 lata de doce de leite
Utensílios:
  • Formas para bombom ou ovo de páscoa
  • espátula
  • travessa
  • papel alumínio
Modo de preparo: 
Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela limpa e seca. Leve uma panela ao fogo com um pouco de água. Antes da água levantar fervura, ou seja, quando começarem a se formar bolhinhas no fundo, desligue o fogo e coloque a sua tigela com chocolate dentro da panela com água. Cuidado para a água não entrar em contato com o chocolate. Com o fogo desligado, vá mexendo até o chocolate derreter por completo. 
Após, vamos fazer um banho maria ao contrário, coloque o chocolate derretido em outra tigela limpa e seca. Em um refratário, coloque água fria. Apoie a tigela com o chocolate derretido na água fria e mexa até você ter a sensação de "frio" quando encostar o chocolate nos lábios, com o auxílio de um palito de dente. Isso se chama temperar o chocolate, ou seja, dar um choque de temperatura.
Para quem tem termômetro culinário, tudo fica mais fácil. A temperatura da água quente é de aproximadamente 50ºC. A temperatura do chocolate derretido depois do banho maria frio deve ser em torno de 29ºC, temperatura ideal para trabalhá-lo.
Agora podemos começar a montar nossos bombons.

Antes deixe o recheio pronto: Coloque os damascos em uma panela e cubra de água. Leve ao fogo e deixe ferver até amolecerem. Escorra a água e passe os damascos no processador até ficar como uma pasta.
Para o doce de leite, apenas abra a lata...rsrsrsr

Com o chocolate temperado, pegue a sua forminha, despeje chocolate até a boca. Dê umas batidinhas na forma contra a mesa para tirar o ar. Limpe um pouco do excesso com a espátula. Em seguida, vire a forma de cabeça para baixo, dentro da tigela com chocolate, para retirar o excesso das bordas. Estamos fazendo a casquinha. Apoie a forminha, de cabeça para baixo, sobre uma bandeja coberta com papel alumínio e leve à geladeira por uns 5-10 minutos até endurecer. Essa etapa você pode repetir 2 vezes se quiser uma casquinha bem grossa. 
Após tirar da geladeira, recheie. No nosso caso, coloque um pouco da pasta de damasco e um pouco de doce de leite. Não encha até a boca. Cubra com mais chocolate para fecharmos o bombom. A dica agora é limpar com a espátula na perpendicular para não tirar recheio. Limpe bem para não ficar com nenhuma borda. Dessa não vire a forminha, estamos apenas fechando nosso bombom, não queremos que caia mais nenhum chocolate. Leve mais uma vez à geladeira para endurecer.
Para saber quando seus bombons estarão prontos basta olhar o fundo. Se estiver opaco, ou seja, sem chocolate grudado, é porque você já pode desenformar. Solte como uma forminha de gelo.
Para dar de presente é legal embrulhá-los em papel alumínio.

Dica: Use o recheio que quiser: leite condensado, beijinho, mouse, etc.

Bom Apetite! 
Juliana
Rendimento: aproximadamente 20 bombons
Grau de Dificuldade: Médio
Tempo de Preparo: 1 hora mais ou menos

...Enviar para o Twitter...

23 comentários:

  1. Eu simplesmente AMEI o blog! Estou participando tanto com o google, quanto o twitter. Você está de parabéns! Amei todas as receitas! Beijos ;D

    ResponderExcluir
  2. Qual foi a marca que vc utilizou do chocolate? Se fizer com chocolate ao leite vai ficar enjoativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use da Nestlé! Se usar ao leite, dependendo do recheio acho que ficaria enjoativo sim!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  3. Adorei o Blog, super vou acompanhar! Sobre o chocolate, não dá pra derreter no microondas? Eu fiz assim pra fazer meus bombons e deram certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode derreter no microondas sim, só tome cuidado com o ponto para não queimar!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  4. Muito legal! Mas tenho medo de usar chocolate comum e não dar ponto legal, ou seja, ficar derretendo se fora da geladeira

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana, gostaria de saber se esses bombons ficam muito duros depois de prontos.

    Minha mãe trabalha com almoço e jantar para festas, eventos em geral, e é sempre bom ter algo mais pra oferecer.Esses dias ela foi fazer o jantar de um casamento, e me trouxe uns bombons que o casal encomendou a um Buffet, mas era HORRIVEIS, eram duros e com pouco recheio, o chocolate por fora era EXTREMAMENTE duro, não dava nem pra comer direito.


    Espero uma resposta. (gostaria tbm que passasse seu email se puder, tenho muitas duvidas)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Esses bombons não são super duros. Tem uma resistência normal do chocolate. Quanto ao recheio, depende de quem o faz colocar mais ou menos.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sou um curioso que as vezes sai testando receitas...estes dias comprei uma barra de 1 k. e estou comendo aos poucos...risos

    Estou com vontade de testar uns bombons e nem formas eu tenho, mas já pergunto:

    01 - já com o recheio, fica em média qto tempona geladeira para desenformar ?

    02 - Embalado ou não, o bombom não fica a derreter ? dura qto tempo ou tem que guardar na geladeira mesmo ?

    Agradeço por compartilhar suas receitas, e se eu fizewr, será com sua receita e retornarei por cá para comentar.

    Obrigado,

    Vlad

    ResponderExcluir
  8. Olá Vlad,
    Vamos às suas respostas:
    1-O tempo de geladeira é rápido. Como disse no vídeo, assim que olhar a parte de baixo da forma e o chocolate não estiver mais "grudado" no fundo, é porque já dá para desenformar;
    2- Se o tempo não estiver quente demais ele não derrete. A durabilidade não sei te dizer, vai depender do recheio escolhido também;
    Espero ter ajudado!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  9. Bom dia juliana! Gostaria de saber se posso rechear o bombom com frutas. e se teria como ensinar fazer recheio de leite condesado. gostei muito da receita.
    Obrigada!!Karol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol,
      Você pode rechear praticamente do que quiser. Para rechear de leite condensado, basta colocá-lo diretamente dentro do bombom.
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  10. Lind to com sua receita ..começo a fazer trufas para comercializar amanhã , mesmo , sou aluna do curso de gastronomia mais ainda noa cheguei na parte de confeitaria .

    Estou te seguindo
    faz uma visitinha pra mim

    http://coisinhasdemenina2011.blogspot.com.br/

    kiss da vick !

    ResponderExcluir
  11. Olá Vick!

    Obrigada pela mensagem! Vou dar uma passada no seu blog!

    Abs.

    Juliana

    ResponderExcluir
  12. Aquela tigela que voçê utilizou em agua fria foi de aluminio? é mis facil comprar recheios prontos ou fazer em casa? vc tem receita de recheios variados que possa me passar? beijoss Ass: Renata

    ResponderExcluir
  13. Acho que a tigela é de inox! Claro que comprar o recheio é mais fácil, porém, nem sempre é mais barato e principalmente nem sempre fica tão gostoso. Um recheio bem simples e delicioso é colocar leite condensado puro! Abs. Juliana

    ResponderExcluir
  14. Oi juliana queria te fazer uma pergunta quantos minutos fica na geladeira pode ser uns 6 minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas o tempo necessário para o chocolate endurecer. Você perceberá que o chocolate está como se fosse solto da forminha. É como se a forminha estivesse embassada!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  15. Juliana para fazer o recheio de leite condensado e coco e só misturar o leite condensado no coco? e colocar no meio do chocolate? E se for pra vender posso vender por quanto?
    Obrigada bjosss... Maria

    ResponderExcluir
  16. Olá Mara,
    Acho que seria legal dar uma cozinhada nesse recheio. Em relação ao preço de venda não sei te dizer, precisa ver quanto você gastou na receita toda!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  17. Oi Juliana, to querendo comecar a vender bombons de chocolate.Quando voce diz "use uma boa marcar" como sou nova no ramo, gostaria de saber qual a melhor marca de chocolate?Qual vc me aconselha a usar?

    desde já, agradeço...abraços!

    ResponderExcluir
  18. O chocolate que normalmente uso e o da Nestle! Nao sei se dentro desse ramo de bombons tem alguma marca profissional de chocolate para derreter!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...