Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!
Resolução mínima: 1024 X 768

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Receita de Massa de Nhoque com Molho de Shitake

Ingredientes: 
Para o nhoque:
  • 1Kg de batata
  • 2 ovos
  • aproximadamente 350 gramas de farinha de trigo, sem fermento
Para o molho:
  • 600 gramas de cogumelo tipo shitake
  • 200 ml de vinho branco seco
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 cebola picada
  • 5 dentes de alho picados
  • 3-4 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo: 
Para o nhoque: Cozinhe as batatas, com casca, em água e um pouco de sal. Quando estiverem macias, ou seja, quando espetarem um garfo e ele entrar facilmente na batata, é porque já estão prontas. Escorra a água e embaixo de água corrente descasque. Após, passe-as pelo espremedor de batatas. Reserve.
Junte às batatas, os dois ovos e misture com uma espátula. Após, comece a acrescentar a farinha, aos poucos. Você pode começar mexendo com uma espátula, mas uma hora vai ter que colocar as mãos para sentir o ponto.
Aliás, esse é o segredo do nhoque. Deixe que a massa fique um pouco grudenta nas mãos (não muito). Isso garantirá um nhoque bem macio depois de pronto. Quando chegar nesse ponto, peque pedacinhos da massa e sobre uma superfície limpa e enfarinhada faça rolinhos, tentando manter a mesma espessura em todo o comprimento. Após, é só cortar pedaços de 1-2cm com o auxílio de uma faca. Deixe seus nhoques sobre uma forma enfarinhada e tenha o cuidado de não sobrepô-los para que não grudem, enquanto aguardam para ser cozidos.
Para cozinhar, coloque água e sal para ferver. Quando isso acontecer, coloque um pouco dos nhoques. Cuidado para não colocar demais. Certifique-se que o fundo da panela esteja coberto. Assim que eles começarem a subir para a superfície já estão prontos. Basta retirar com o auxílio de uma escumadeira.

Para o molho: Em uma panela coloque o azeite, cebola e alho. Leve ao fogo médio para refogar. Após, acrescente os cogumelos e deixe refogar junto até eles murcharem e ficarem macios, mexendo de vez em quando. Em seguida, acrescente o vinho e deixe que reduza, ou seja, que o vinho evapore em mais da metade de seu volume.
Após, coloque o creme de leite fresco e deixe que cozinhe mais um pouco. Quando perceber que o molho começou a engrossar, desligue a acerte sal e pimenta do reino. Não deixe o molho engrossar demais pois depois de frio todo molho encorpa.

Agora é só misturar o molho no nhoque e servir. Se quiser, coloque um pouquinho de salsinha picada por cima do prato para dar uma cor. Você também pode colocar um pouco de queijo parmesão ralado por cima.

Dica: Troque o shitake por shimeji ou outro cogumelo que goste.

Bom Apetite! 
Juliana
Tempo de Preparo: 1 hora
Grau de Dificuldade: Médio
Rendimento: 4 pessoas
Valor: $$

...Enviar para o Twitter...

5 comentários:

  1. juliana, vi sua receita de panqueca e to me arriscando, só sei fazer miojo hahaha tem como você postar como fazer Donuts americanos ?? As panquecas que fiz ficaram bem fieis as americanas. Só que donuts eu nao acho pra comprar aqui no brasil, entao to pensando em fazer. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos a receita de donuts aqui no blog! Dê uma olhada na seção de "doces".
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  2. Parabéns! Você eh muito boa nisto. Ju Rocks again!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Juliana!!Fiz a o nhoque de batata mas infelizmente fica mole é como desandasse!!A batata é qualquer uam ou não? Aguardo resposta .Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmem,
      Quando o nhoque ficar molde demais, é só acrescentar mais farinha. A batata é aquela comum, que usamos para fazer batata frita, purê, etc!
      Abs.
      Juliana

      Excluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...